quarta-feira, 13 de julho de 2011

IEACen realiza reunião da Setorial de Circo


Nesse fim de semana (08/09), a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), com realização do Sated RS, sediou o 1º Encontro Estadual das Artes Circenses, que reuniu no ginásio pedagógico da instituição em torno de 200 artistas de circo do Rio Grande do Sul para intervenções artísticas, oficinas e debates da categoria. Durante o encontro, a Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Instituto Estadual de Artes Cênicas e da diretoria de Cidadania Cultural, realizou reunião com os artistas circenses para a escolha dos delegados do setor que vão compor o Colegiado do Circo. Junto com os demais Colegiados Setoriais, terá a missão de elaborar o Plano Estadual de Cultura, um instrumento de planejamento estratégico que organiza, regula e norteia a execução da Política Estadual de Cultura na perspectiva do Sistema Estadual de Cultura.
As atividades começaram na noite de sexta-feira com a conferência de Alice Viveiros de Castro, especialista em circo e autora do livro O Elogio da Bobagem – palhaços no Brasil e no mundo, seguida do espetáculo Palco Aberto, com apresentação de números circences dos artistas participantes do evento. No sábado pela manhã, foram realizadas oficinas simultâneas de Segurança e Montagem de Equipamentos, Malabares e Acrobacia de Solo, com destaque para a participação do professor e treinador olímpico Vachagan Ter Meliksetyan (Vatik), da Armênia, tricampeão olímpico e bicampeão mundial de ginástica artística.
O I Encontro Estadual de Artes Circences contou ainda com a presença da diretora de cultura da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Santa Cruz do Sul, Marly Silveira, do representante da Abracirco, Camilo Torres, e do malabarista Pablo Brun, da Argentina, representantes da Sedac, da Unisc e do Sated RS.
A eleição para o colegiado setorial ocorreu na tarde de sábado e teve mesa composta pelo diretor de Cidadania Cultural, da Secretaria de Estado da Cultura, Marcelo Azevedo, que fez a abertura e apresentação dos Colegiados Setoriais, pelo diretor do Instituto Estadual de Artes Cênicas, Marcelo Restori, e  pela coordenadora do Centro de Integração e Formação em Artes Cênicas do IEACen, Luciana Éboli. Também participaram da mesa o diretor do Departamento de Circo, do Sated RS,  Ben Hur Pereira, e o diretor do Departameto de Circo da UNISC, Gilmar Silveira.

             Foram eleitos para o Colegiado Setorial de Circo:
    Titular: Tiago Luís Finimundi da Luz (Caxias, Setor de Trupes e Grupos);
    Suplente: Sibele Machado (Caxias, Setor de Formação).

    Titular: Karine Peissutti (Santa Maria, Setor Regional);
    Suplente: Diego Esteves (Porto Alegre, Setor de Pesquisa).

    Titular: Gilmar Almeida Silveira (Santa Cruz do Sul, Setor Regional);
   Suplente: Úrsula Muller (Santa Cruz do Sul, Unisc, Setor Regional).

   Titular: Lóri Nelson (Rio Grande, Setor Regional); suplente a definir.

   Titular: Elisandra Assunção (Passo Fundo, Setor Regional);
   Suplente: Emanuel Porazzo (Passo Fundo, Setor Regional).

   Titular: Mariana Machado Denardi (Porto Alegre, Setor de Produção);
   Suplente: Dilmar Messias (Porto Alegre, Setor de Produção).

   Titular: Ben Hur Pereira (Porto Alegre, Setor de Trupes e Grupos);
   Suplente: Gisele Octave (Porto Alegre, Setor de Formação).

   Titular: Filipe Severo (São Leopoldo, Setor de Artistas Independentes);
   Suplente: Eduardo Toledo (Alvorada, Setor de Artistas Independentes).

   Titular: Patrícia Sacchet (Porto Alegre, Setor de Pesquisa);
   Suplente: Iasmin Ponsi (Porto Alegre, Setor de Pesquisa).

   Cadeira de Representação para Circo Tradicional de Lona, a definir.

*Serão definidos na próxima semana os 5 representantes da esfera governamental indicados pela Sedac. Total de cadeiras no colegiado: 15.

Nenhum comentário:

Postar um comentário