quarta-feira, 27 de julho de 2011

Setorial da Dança escolhe representantes para o Colegiado Estadual

A Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Instituto Estadual de Artes Cênicas ( IEACen) realizou nesse sábado (23) em Cruz Alta, a reunião da Setorial de Dança. A categoria  escolheu seus representantes no Colegiado Setorial.
Essa foi a terceira reunião dos encontros Setoriais de Artes Cênicas realizados pelo IEACen durante o mês de julho, que reuniu representantes do circo em Santa Cruz do Sul, nos dias 8 e 9, e representantes do teatro em Passo Fundo, no dia 16 de julho. O encontro da dança em Cruz Alta foi realizado na Casa de Cultura Justino Martins e organizado pelo GT de formação do colegiado, com apoio da Secretaria de Cultura de Cruz Alta e do Sated RS.
Pela manhã, abriram o encontro o Secretário de Cultura de Cruz Alta, Alex Sandro Della Méa, o coordenador da Assessoria Técnica da Sedac, João Menine, o diretor do Instituto Estadual de Artes Cênicas, Marcelo Restori, e o representante do Sated RS, Marco Fillipin, apresentados pela coordenadora local do GT de formação do colegiado, Carmen Hofmann. A mesa  enfatizou a importância da participação da comunidade da dança na elaboração das diretrizes para o Plano Estadual de Cultura do RS, um instrumento de planejamento estratégico que organiza, regula e norteia a execução da Política Estadual de Cultura na perspectiva do Sistema Estadual de Cultura. A coordenadora do Centro de Integração e Formação em Artes Cênicas do IEACen, Luciana Éboli, conduziu a apresentação dos Colegiados Setoriais e, a seguir, os representantes da Sedac debateram com o setor a representação da dança nas nove regiões funcionais do COREDES  RS.
À tarde, a eleição do colegiado foi encaminhada pela equipe do IEACen. Foram eleitos os 10 representantes de diferentes regiões do estado e seus respectivos suplentes, sendo que cinco representantes da esfera governamental serão indicados pela Sedac, num total de 15 cadeiras no Colegiado Setorial.
Colegiado da Dança
1  - Tânia Baumann, Porto Alegre, Setor de Grupos e Companhias
suplente Dagmar Dornelles, Caxias do Sul, Setor de Grupos e Companhias
2 - Marco Fillipin, São Leopoldo, Setor de Grupos e Companhia
suplente Alessandra Cavalheiro, Ijuí, Setor de Grupos e Companhias
3- Jussara Miranda, Porto Alegre, Setor de Grupos e Companhias.
suplente Tatiana Rosa, Porto Alegre, Setor de Grupos e Companhias
4-Carmen Hofmann, Cruz Alta, Setor de Entidades Representativas
suplente Rosa Campos Velho, Porto Alegre, Setor de Entidades Representativas
2° suplente Áurea, Novo Hamburgo, Setor de Entidade Representativas
5-Aline Arnoldi, Uruguaiana, Setor de Festivais
suplente Vladimir Colombeli, Cruz Alta, Setor de Festivais
6-Flávia Silveira, Gravataí, Setor de Cursos Livres
suplente Aline Bucco, Cruz Alta, Setor de Cursos Livres
7 - Carlise Pereira, Frederico Westphalen, Setor de Cursos formais – Formação Básica
suplente Indiara de Souza, Santa Bárbara, Setor de Cursos Formais – Formação Básica
8- Alexandra Dias, Pelotas, Setor de Cursos de Graduação
suplente Luciana Paludo, Porto Alegre, Setor de Cursos Graduação
9- Tais Katiulsea, Júlio de Castilhos, Setor de Projetos Sociais
suplente Tais Muller, Santa Maria, Setor Projetos Sociais
10 - Marcinho Zola, Porto Alegre, Setor de Produção/Gestão
suplente Airton Tomazzoni, Porto Alegre, Setor de Produção/Gestão
Texto: Asscom Sedac

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Setorial de Teatro escolhe seus representantes para Colegiado estadual

A comunidade ligada ao teatro gaúcho definiu seus representantes para compor o Colegiado de Teatro. A reunião, realizada pela Secretaria Estadual de Cultura, por meio do Instituo Estadual de Artes Cênicas (IEACen) ocorreu na cidade de Passo Fundo, durante o I Encontro Estadual de Teatro, organizado pela Coordenação de Cultura da Secretaria de Desporto e Cultura de Passo Fundo (Sedec), em conjunto com as companhias e grupos locais. O evento foi realizado no histórico Teatro Municipal Mucio de Castro, um dos principais espaços culturais da cidade, no final de semana.

A mesa de abertura do evento foi composta pelo secretário de Desporto e Cultura de Passo Fundo, Alex Necker, pelo diretor do Instituto Estadual de Artes Cênicas, Marcelo Restori, pelo coordenador de Cultura da Sedec, Carlos Job, e pelo presidente do Sated-RS, Vinicius Cáurio. Em suas falas ressaltaram o valor desse momento de diálogo com os setores da cultura para planejamento das ações futuras.

Na tarde do sábado, a reunião setorial foi conduzida pelo diretor do IEACen, Marcelo Restori e pela coordenadora do Centro de Integração e Formação em Artes Cênicas, Luciana Éboli, que apresentaram os Colegiados Setoriais, debateram com a comunidade as demandas da área e encaminharam eleição do colegiado. Estiveram presentes na reunião 55 representantes de diferentes regiões do estado que apresentaram as diretrizes do setor teatral para o Plano Estadual de Cultura, um instrumento de planejamento estratégico que organiza, regula e norteia a execução da Política Estadual de Cultura na perspectiva do Sistema Estadual de Cultura.


Foram escolhidos para compor o Colegiado de Teatro:

1. Mara Cavalheiro, Passo Fundo, Setor de Produção
suplente Iussen Seelig , Passo Fundo, Setor de Produção

2. Miraldi Junior Oliveira da Costa, Soledade, Teatro Amador
suplente Matheus Pedroso Portela, Soledade, Teatro Amador

3. Veridiana Mendes Matias, Porto Alegre, Área Técnica
suplente a definir

4. Letícia Aparecida Telles, Passo Fundo, Setor de Grupos
suplente César Scortegagna, Passo Fundo, Setor de Grupos

5. Jerson Vicente Fontana, Santo Ângelo, Setor de Grupos
suplente Rogério Velci Peppe, Santo Ângelo, Setor de Grupos

6. Nome a definir, Região da Serra, Teatro de Bonecos
suplente a definir, Região Metropolitana

7. Vinícius Cáurio, Porto Alegre, Setor de Artistas Independentes
suplente a definir, Região Metropolitana

8. Edmar Alexandre Rezende, Passo Fundo, Setor de Formação
suplente a definir, Santa Maria

9. Helen Marie Moreno Job, Passo Fundo, Teatro de Lona
suplente Sandro Marcos Senger, Novo Hamburgo, Teatro de Lona

10. Aline Zilli, Caxias do Sul, Teatro de Rua
suplente Alessandra (a confirmar), Porto Alegre, Teatro de Rua

*Os 5 representantes da esfera governamental serão indicados pela Sedac. Total de cadeiras no colegiado: 15.

Apoiadores do I Encontro Estadual de Cultura e Reunião Setorial de Teatro: Prefeitura Municipal de Passo Fundo, Secretaria de Desporto e Cultura, Cia Arte & Palco, Metamorphosys Grupo Teatral, Grupo Timbre de Galo, D.I.A. Industria da Arte, Grupo Ritornello de Teatro, Grupo Entrevero, Cia da Cidade, Restaurante Morom Gril.



Texto: Asscom Sedac

quarta-feira, 13 de julho de 2011

IEACen realiza reunião da Setorial de Circo


Nesse fim de semana (08/09), a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), com realização do Sated RS, sediou o 1º Encontro Estadual das Artes Circenses, que reuniu no ginásio pedagógico da instituição em torno de 200 artistas de circo do Rio Grande do Sul para intervenções artísticas, oficinas e debates da categoria. Durante o encontro, a Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Instituto Estadual de Artes Cênicas e da diretoria de Cidadania Cultural, realizou reunião com os artistas circenses para a escolha dos delegados do setor que vão compor o Colegiado do Circo. Junto com os demais Colegiados Setoriais, terá a missão de elaborar o Plano Estadual de Cultura, um instrumento de planejamento estratégico que organiza, regula e norteia a execução da Política Estadual de Cultura na perspectiva do Sistema Estadual de Cultura.
As atividades começaram na noite de sexta-feira com a conferência de Alice Viveiros de Castro, especialista em circo e autora do livro O Elogio da Bobagem – palhaços no Brasil e no mundo, seguida do espetáculo Palco Aberto, com apresentação de números circences dos artistas participantes do evento. No sábado pela manhã, foram realizadas oficinas simultâneas de Segurança e Montagem de Equipamentos, Malabares e Acrobacia de Solo, com destaque para a participação do professor e treinador olímpico Vachagan Ter Meliksetyan (Vatik), da Armênia, tricampeão olímpico e bicampeão mundial de ginástica artística.
O I Encontro Estadual de Artes Circences contou ainda com a presença da diretora de cultura da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Santa Cruz do Sul, Marly Silveira, do representante da Abracirco, Camilo Torres, e do malabarista Pablo Brun, da Argentina, representantes da Sedac, da Unisc e do Sated RS.
A eleição para o colegiado setorial ocorreu na tarde de sábado e teve mesa composta pelo diretor de Cidadania Cultural, da Secretaria de Estado da Cultura, Marcelo Azevedo, que fez a abertura e apresentação dos Colegiados Setoriais, pelo diretor do Instituto Estadual de Artes Cênicas, Marcelo Restori, e  pela coordenadora do Centro de Integração e Formação em Artes Cênicas do IEACen, Luciana Éboli. Também participaram da mesa o diretor do Departamento de Circo, do Sated RS,  Ben Hur Pereira, e o diretor do Departameto de Circo da UNISC, Gilmar Silveira.

             Foram eleitos para o Colegiado Setorial de Circo:
    Titular: Tiago Luís Finimundi da Luz (Caxias, Setor de Trupes e Grupos);
    Suplente: Sibele Machado (Caxias, Setor de Formação).

    Titular: Karine Peissutti (Santa Maria, Setor Regional);
    Suplente: Diego Esteves (Porto Alegre, Setor de Pesquisa).

    Titular: Gilmar Almeida Silveira (Santa Cruz do Sul, Setor Regional);
   Suplente: Úrsula Muller (Santa Cruz do Sul, Unisc, Setor Regional).

   Titular: Lóri Nelson (Rio Grande, Setor Regional); suplente a definir.

   Titular: Elisandra Assunção (Passo Fundo, Setor Regional);
   Suplente: Emanuel Porazzo (Passo Fundo, Setor Regional).

   Titular: Mariana Machado Denardi (Porto Alegre, Setor de Produção);
   Suplente: Dilmar Messias (Porto Alegre, Setor de Produção).

   Titular: Ben Hur Pereira (Porto Alegre, Setor de Trupes e Grupos);
   Suplente: Gisele Octave (Porto Alegre, Setor de Formação).

   Titular: Filipe Severo (São Leopoldo, Setor de Artistas Independentes);
   Suplente: Eduardo Toledo (Alvorada, Setor de Artistas Independentes).

   Titular: Patrícia Sacchet (Porto Alegre, Setor de Pesquisa);
   Suplente: Iasmin Ponsi (Porto Alegre, Setor de Pesquisa).

   Cadeira de Representação para Circo Tradicional de Lona, a definir.

*Serão definidos na próxima semana os 5 representantes da esfera governamental indicados pela Sedac. Total de cadeiras no colegiado: 15.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Assembléia Temática do Colegiado Setorial de Culturas Populares do Estado

    


    A Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) realizou no dia 03/07 a Assembléia Temática do Estado (a quarta plenária que integra os nove Colegiados Setoriais. A partir da construção a Conferência Cultura para o Rio Grande Crescer vêm sendo cumprida uma agenda de Assembléias Temáticas com os diferentes setores que compõe o mapa da cultura do Rio Grande do Sul.
      Sob coordenação de Sandro Santos coordenador das Culturas Populares da Diretoria da Cidadania Cultural da SEDAC, foi composta uma mesa com as presenças de Ivo Benfatto, integrante do Colegiado Setorial de Culturas Populares do MINC com os relatos da instalação do Conselho Nacional de Políticas Culturais – CNPC, após Marcelo Azevedo Diretor da Cidadania Cultural apresentou a Diretoria de Cidadania Cultural a partir das diretrizes apontadas na Conferência “Cultura para o Rio Grande Crescer”.
Sandro Santos, coordenador de Culturas Populares da SEDAC fez a explanação da Estruturação, Institucionalização e Implementação do Sistema Estadual de Cultura, do Plano Estadual de Cultura e do Colegiado Setorial de Culturas Populares. Participaram dos debates do Colegiado, vários grupos culturais e instituições da sociedade civil organizada. Contribuíram para a coordenação dos trabalhos o coordenador da Política de Pontos de Cultura, João Pontes, e a coordenadora da Diversidade Cultural Lanna Campos.
Respeitando critérios como representação regional, pertencimento a seguimentos e participação presencial na própria Assembléia, forma definidos os seguintes nomes para compor um total de 10 (dez) vagas para a Sociedade Civil e 05 (cinco) vagas de representação governamental, conforme segue abaixo: 
Representação Sociedade Civil
1.    Povos indígenas – Instituto Kaingang
2.    Capoeira – Mestre Bolívar
3.    Diversidade – LGBTT – SOMOS.
4.    Comunidades Tradicionais de Terreiro – Assobecaty
5.    Fórum dos Pontos de Cultura
6.    Tradição e Folclore: Cia Renascença / Comissão Gaúcha de Folclore
7.    Artesanato – Associarte
8.    Hip Hop – Fabiana Menini
9.    Carnaval – Liga Carnavalesca da Serra, Liga da Metade Sul e AECPARS
10. Movimento Social: ONG Movimentação

Representação Governamental 
1.    IPHAE
2.    Diretoria da Cidadania Cultural.
3.     Núcleo de Cultura da Universidade Federal de Rio Grande
4.    Secretaria Estadual de Mulheres do RS

( Obs.: a definição da última representação governamental ficará a critério da SEDAC em momento posterior).
      O evento foi realizado no Instituto de Educação General Flores da Cunha e contou com atividade cultural de dança do Grupo de Hip-Hop do Centro de Dança Flávia Silveira, do município de Gravataí.


Texto: João Prudêncio

Artes Visuais debate Colegiado Setorial

Como parte do projeto de organização dos Colegiados Setoriais de Cultura, a Assembléia Temática das Artes Visuais foi realizada no sábado (25/06), no Museu de Artes do Rio Grande do Sul. O encontro contou com a presença de cerca de 50 representações de diversas regiões do estado, das áreas da Fotografia, Artes Plásticas, Cerâmica, Arte de Rua entre outros.

A Diretora do Instituto Estadual das Artes Visuais (IEAVi) Vera Pellin destacou no encontro a importância da organização do setor frente ao desafio de incorporar em sua agenda o diálogo e formulação de Políticas Culturais junto ao Estado, pensadas a partir dos diferentes seguimentos pertencentes a este conceito mais amplo do campo das Artes Visuais. Lembrou o esforço que o Instituto tem feito em buscar adequar-se aos desafios atuais de fortalecimento do papel dos equipamentos públicos na promoção do acesso e fruição de diferentes públicos a produção contemporânea de nosso estado e sua relação com outros cenários regionais de nosso país e do exterior.

Estiveram presentes também, coordenando o processo de organização dos Colegiados Setoriais no Estado, o diretor da Cidadania Cultural, Marcelo Azevedo, o diretor do Museu de Artes do RS, Gaudêncio Fidelis, e o ,diretor do Museu de Arte Contemporânea (MAC RS) André Venzon.

A proposta de composição do colegiado assegurou uma boa representatividade das regiões de nosso estado, ficando assegurada a seguinte representação:
 


Sociedade Civil Organizada
1. Centro de Artistas Independentes de Santa Cruz. Região Vale do Quaraí.
2. Universidade de Passo Fundo. Passo Fundo. Região Noroeste. 
3. Associação dos Ceramistas do RS.Todas as regiões do RS
4. Agosto 17 de Caxias do Sul. Região da Serra.
5. Associação de Artistas Visuais de Gravataí (AGIR). Região Vale do Gravataí. 
6. Bienal B. Todas as regiões do estado.
7. Fórum de Artistas de Rua. Todas as regiões do estado.
8. Sociedade Cultural de Bagé. Região do Sudoeste.
9. Representação de Santa Maria ( a definir em fórum local). Região Centro.
10. Representação de Pelotas ( a definir em fórum local). Região Sul.


Esfera Governamental
1. Museu de Arte Contemporânea (MAC)
2. Museu de Artes do RS (MARGS)
3. Instituto Estadual de Artes Visuais (IEAVi)
4. Consultoria do Ministério da Cultura (MinC)
5. Extensão da Universidade Federal do RS (UFRGS) – Projeto Cidade das Crianças.


Texto: Assco Sedac

Assembléia debate Colegiado Setorial de Museus

O Museu Comunitário Treze de Maio, de Santa Maria, sediou a Assembléia Temática do Grupo Setorial de Museus, encontro que reuniu cerca de 30 museólogos de todo o Estado, no dia 13 de junho. A plenária contou com representantes dos museus de diferentes regiões do estado, museus comunitários, coordenações de cursos de museologia de universidades gaúchas, gestores públicos da área da cultura e integrantes de iniciativas da sociedade civil com forte atuação em ações museológicas referenciadas pela qualidade de seu trabalho.

O encontro integra as deliberações da Conferência Cultura para o Rio Grande Crescer e o cronograma de Assembléias Temáticas para a elaboração dos Colegiados Setoriais, que trabalharão na construção do Plano Estadual de Cultura e do Plano Setorial de Museus. 


A Coordenadora do Museu Treze de Maio, Giane Vargas Escobar, fez a acolhida inicial refletindo sobre o surgimento primeiro da Sociedade Cultural Ferroviária Treze de Maio fundada em 1903, por funcionários negros da Viação Férrea. O Clube foi organizado pela comunidade negra de Santa Maria como uma alternativa à segregação racial. A sede foi construída a partir da reutilização de materiais de vagões de trens desmanchados, então localizada na periferia da cidade. Em 2001, o Movimento Social Negro de Santa Maria propôs a implantação do Museu Treze de Maio, o museu afro-brasilerio da cidade, que tem por objetivo trabalhar o patrimônio social, herdado do Clube. O Museu Treze de Maio traz uma idéia comunitária, onde se trabalha a história e a preservação da identidade negra, viva há 87 anos no Bairro do Rosário. 


Segundo o diretor da Cidadania Cultural da Secretaria de Estado da Cultura e coordenador do processo de organização do Sistema e Plano Estadual de Cultura, Marcelo Azevedo, a assembléia definiu os órgãos que, até o final do mês de julho, devem indicar nomes para o Colegiado Setorial de Museus, inclusive os três sistemas de museus que estão localizados no Rio Grande do Sul (confira abaixo as entidades integrantes). "Até o início de dezembro devemos ter a primeira reunião com a participação de todos os representantes dos Colegiados Setoriais, o que, na sequência, deve acontecer semestralmente", informou Marcelo.


Para um dos coordenadores do Sistema Municipal de Museus e integrante da equipe que gerencia o Museu de Arte de Santa Maria (MASM), da Prefeitura, Márcio Flores, a proposta de os Sistemas entrarem cada qual com um representante é uma forma de valorizar a prática. "A decisão de dar voz aos grupos organizados, proposta pela Assembléia, é fundamental. No Brasil, existem apenas cinco grupos de Sistema de Museus, três ficam no Rio Grande do Sul e um deles em Santa Maria", destacou Flores. 


A coordenadora do Sistema Estadual de Museus, Simone Flores Monteiro, comparou o desenvolvimento da atividade musicológica. "Antes, a preocupação era guardar peças e expô-las. No entanto, o trabalho do profissional evoluiu e se desenvolveu com a sociedade. Hoje existe um estudo aprofundado e muitos cursos de especialização que amparam nossa profissão", comentou Simone. O evento contou com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Município de Turismo e Secretaria de Município da Cultura, e do Sistema Municipal de Museus de Santa Maria.


O Diretor do Museu Júlio de Castilhos, Joel Santana, destacou a forte mobilização do setor, que teve intervenções qualificadas de diferentes segmentos representados nas deliberações do encontro. "O setor dos museus, possui um grande compromisso com iniciativas bem sucedidas, e tem uma compreensão colaborativa estratégica para os diferentes formuladores de ações culturais". Cita o exemplo da iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM - o Museu Escola que teve inclusive na Assembleia de Santa Maria uma moção de apoio aprovada por unanimidade, independente de suas origens institucionais e da política institucional. 


Entre as entidades que devem escolher um titular e suplente: Rede de Educação dos Museus, Associação Nacional de Pesquisa dos Cursos de História, Conselho Regional de Museologia, UFPEL, UFRGS, Sistema Estadual de Museus, Sistema Municipal de Museus e um representante de um museu do Estado.