segunda-feira, 14 de março de 2011

Bento Gonçalves abre o calendário dos oito Diálogos Culturais

 

A Secretaria de Estado da Cultura realizou no sábado (12), em Bento Gonçalves o primeiro dos oito Diálogos Culturais que antecedem a Conferência Cultura para o Rio Grande Crescer, que será realizada em Santa Maria, nos dias 29 e 30 de abril.
O evento ocorreu na Fundação Casa das Artes e contou com a presença do secretário adjunto da Secretaria da Cultura, Jéferson Assunção, o coordenador da Conferência e Diretor da Cidadania Cultural, Marcelo Azevedo e comitiva, além de secretários, diretores de cultura, artistas, delegados da II Conferência e agentes da cultura, representantes dos 109 municípios da região da Serra, que foram contemplados pelo primeiro encontro dos Diálogos Culturais.
O objetivo é aproximar municípios, comunidade cultural e Estado, além de mapear perspectivas culturais, estudar possibilidades de alargamento das demandas desse setor e meios para fomentar a cultura nas cidades que integram cada encontro para que, posteriormente, essas questões sejam tratadas na Conferência.
 A agenda dos Diálogos Culturais segue no próximo sábado, a partir das 08h no Centro Municipal de Cultura de Santo Ângelo. Depois virão os de Santa Cruz do Sul, Passo Fundo, Alegrete, Cruz Alta, Porto Alegre e Pelotas.
Para demonstrar as atividades multiculturais que a cidade vem desenvolvendo, a Secretaria da Cultura de Bento Gonçalves e a Fundação Casa das Artes prepararam atrações diversificadas no evento. Ao término do encontro, foram realizadas, na parte externa da Casa das Artes, atividades do Programa Arte no Verão: Graffiti nos Tapumes II e apresentação de dança de rua. Essa última atividade antecedeu o Workshop de Dança de Rua, realizado no Auditório II.
Além dessas atividades, a Galeria a Céu Aberto marcou o encerramento do diálogo e também homenageou os 25 anos da Casa das Artes. No espaço, dez artistas plásticos de Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Gramado e Bom Jesus, realizaram trabalhos artísticos em painéis de ferro que ficarão expostos nas imediações da Casa das Artes, até a definição do local para receber a primeira Galeria a Céu Aberto de Bento Gonçalves.


Foto: Walter Carneiro

2 comentários:

  1. Parabéns a iniciativa de dialogo, mas precisamos de atitudes imediatas e eficientes para acabar com o marasmo da falta de politica cultural para o RS.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela iniciativa, mas me parece que faltou PoA neste roteiro, dado o seu tamanho na cena cultural, dada a urgência em de certos temas, como a recente criminalização da juventude aos domingos de tarde no parque Redenção e na Lima e Silva

    ResponderExcluir