terça-feira, 12 de abril de 2011

Diálogos Culturais mobilizam comunidade de Alegrete

      O quinto encontro dos Diálogos Culturais, promovidos pela Secretaria de Estado da Cultura em parceria com governos municipais, federal e universidades, foi realizado em Alegrete no último sábado (09). O encontro reuniu representações do poder público, da sociedade civil e comunidade cultural de mais de quarenta municípios da região. Os Diálogos Culturais preparam a realização da conferência Cultura para o Rio Grande Crescer, nos dia 29 e 30 de abril, em Santa Maria.
      O diretor da Cidadania Cultural da secretaria e coordenador da conferência, Marcelo Azevedo, apresentou as metas do encontro, bem como, a metodologia de formulação do Plano Estadual de Cultura e construção dos Colegiados Setoriais. As diretrizes programáticas e a estrutura institucional da secretaria da Cultura foram apresentadas pelo coordenador da política de Pontos de Cultura, João Pontes.
      Participaram do cerimonial de abertura o Prefeito Municipal de Alegrete, Erasmo Guterres Silva, o Secretário Municipal de Educação e Cultura, Jorge Sitó, o Presidente do Conselho Municipal de Cultura, Carlos Alberto Leão, o Vereador Celini Viana – representando o Presidente da Câmara Municipal de Alegrete- e representações da comunidade cultural da região.
      Os participantes foram recebidos com a emocionante apresentação do Coral Municipal de Alegrete, que mostrou com canções inspiradas em Mario Quintana, cidadão ilustre da cidade. Em seguida apresentou-se o grupo de Dança Tradicionalista, campeão do último ENART, mesclando leveza e a força das invernadas no cotidiano de nossos espaços de tradição marcadamente de origem do campo.
      Temas como o fortalecimento da região da fronteira oeste e sua inserção com as cidades de entre-fronteiras, o fomento ao intercâmbio regional, a visibilidade das culturas populares, estímulo à produção científica no campo das artes e da cultura, melhor distribuição regional da política dos Pontos de Cultura e assessoria a projetos e qualificação da gestão cultural da região foram algumas questões apontadas enquanto diretrizes regionais.
      Os encaminhamentos foram focados na idéia de produzir políticas públicas para a cultura no estado. A plenária dos Diálogos Culturais de Alegrete deixou um registro da importância das ações dos ativistas sociais na formulação das propostas que celebrou o quinto encontro, firmando compromisso para integrar a Conferência Cultura para o Rio Grande Crescer, em Santa Maria, nos dias 29 e 30 de abril. Os próximos Diálogos Culturais serão realizados em Cruz Alta - (16/04), Porto Alegre - (20/04) e Pelotas - (23/04).

Texto João Prudêncio
Foto: Prefeitura de Alegrete
Edição: Asscom Sedac

Um comentário:

  1. Prezado, onde foi realizada o encontro de Porto Alegre no dia 20 de abril?

    ResponderExcluir