terça-feira, 12 de abril de 2011

Diálogos Culturais mobilizam comunidade de Alegrete

      O quinto encontro dos Diálogos Culturais, promovidos pela Secretaria de Estado da Cultura em parceria com governos municipais, federal e universidades, foi realizado em Alegrete no último sábado (09). O encontro reuniu representações do poder público, da sociedade civil e comunidade cultural de mais de quarenta municípios da região. Os Diálogos Culturais preparam a realização da conferência Cultura para o Rio Grande Crescer, nos dia 29 e 30 de abril, em Santa Maria.
      O diretor da Cidadania Cultural da secretaria e coordenador da conferência, Marcelo Azevedo, apresentou as metas do encontro, bem como, a metodologia de formulação do Plano Estadual de Cultura e construção dos Colegiados Setoriais. As diretrizes programáticas e a estrutura institucional da secretaria da Cultura foram apresentadas pelo coordenador da política de Pontos de Cultura, João Pontes.
      Participaram do cerimonial de abertura o Prefeito Municipal de Alegrete, Erasmo Guterres Silva, o Secretário Municipal de Educação e Cultura, Jorge Sitó, o Presidente do Conselho Municipal de Cultura, Carlos Alberto Leão, o Vereador Celini Viana – representando o Presidente da Câmara Municipal de Alegrete- e representações da comunidade cultural da região.
      Os participantes foram recebidos com a emocionante apresentação do Coral Municipal de Alegrete, que mostrou com canções inspiradas em Mario Quintana, cidadão ilustre da cidade. Em seguida apresentou-se o grupo de Dança Tradicionalista, campeão do último ENART, mesclando leveza e a força das invernadas no cotidiano de nossos espaços de tradição marcadamente de origem do campo.
      Temas como o fortalecimento da região da fronteira oeste e sua inserção com as cidades de entre-fronteiras, o fomento ao intercâmbio regional, a visibilidade das culturas populares, estímulo à produção científica no campo das artes e da cultura, melhor distribuição regional da política dos Pontos de Cultura e assessoria a projetos e qualificação da gestão cultural da região foram algumas questões apontadas enquanto diretrizes regionais.
      Os encaminhamentos foram focados na idéia de produzir políticas públicas para a cultura no estado. A plenária dos Diálogos Culturais de Alegrete deixou um registro da importância das ações dos ativistas sociais na formulação das propostas que celebrou o quinto encontro, firmando compromisso para integrar a Conferência Cultura para o Rio Grande Crescer, em Santa Maria, nos dias 29 e 30 de abril. Os próximos Diálogos Culturais serão realizados em Cruz Alta - (16/04), Porto Alegre - (20/04) e Pelotas - (23/04).

Texto João Prudêncio
Foto: Prefeitura de Alegrete
Edição: Asscom Sedac

sábado, 2 de abril de 2011

Santa Cruz do Sul celebra "Diálogo Cultural" da SEDAC

      A Secretaria de Estado da Cultura (SEDAC) realizou, sábado, 26/03, em Santa Cruz do Sul a terceira das oito edições dos "Diálogos Culturais" – atividades que antecedem a Conferência Cultura para o Rio Grande Crescer, que será realizada em Santa Maria, nos dia 29 e 30 de abril. O secretário de Estado da Cultura, Luís Antonio de Assis Brasil, foi representado pelo Diretor da Diretoria de Cidadania Cultural e Coordenador da Conferência, Marcelo Azevedo, que apresentou a metodologia dos Diálogos Culturais. expondo as metas da Conferência para as representações dos diversos seguimentos da sociedade civil organizada, comunidade cultural, representantes do poder público de mais de trinta municípios dos Vales do Taquari, Quarai, e do Vale do Rio Pardo presentes na Escola Marista, em Santa Cruz do Sul.

      A Diretora de Cultura da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Santa Cruz do Sul, Senhora Marly Silveira, representou a Prefeita da cidade na solenidade de abertura dos Diálogos Culturais. falando de suas expectativas para os Diálogos Culturais, a diretora deu as boas vindas aos presentes.
      Participou também da mesa a Senhora Clara Cristina Zitkoski - Assessora do PRONAC, representando a Regional Sul do Ministério da Cultura. Clara falou do compromisso do governo federal com a cultura no estado.
      O coordenador da Política de Pontos de Cultura, João Pontes, apresentou as diretrizes programáticas e a estrutura de governo da Secretaria de Estado da Cultura seguindo logo após da apresentação da proposta de metodologia para a criação, organização e funcionamento do Plano Estadual de Cultura e dos Colegiados Setoriais.
      Nas intervenções dos representantes dos diversos setores da cultura foi manifestada a importância das decisões do governo em construir o Plano com a base da sociedade. Em geral, para produtores culturais, artistas e representantes dos governos municipais presentes no evento, a iniciativa da secretaria é uma demonstração de fortalecimento dos cidadãos e as cidadãs, através da democracia participativa. Com encaminhamentos focados na idéia de produzir políticas públicas para a cultura no estado, a plenária dos Diálogos Culturais de Santa Cruz do Sul celebrou o encontro, estabelecendo propostas para integrar a Conferência Estadual.
      Ao final, a Diretora Artística Cultural da SEDAC, Ana Cristina Froner, e o chefe da Assessoria Técnica, João Menine, responderam às questões levantadas pelo público e estimularam a plenária para participação na Conferência, em Santa Maria, nos dias 29 e 30 de abril; e encaminhram os próximos Diálogos Culturais que serão realizados em Passo Fundo - (02/04), Alegrete - (09/04), Cruz Alta - (16/04), Porto Alegre - (20/04) e Pelotas - (23/04).
     Representando ainda a SEDAC, estiveram presentes Leila Matos (Assessoria Técnica), Morgana Marcon (diretora da Biblioteca Pública do Estado), Maria Emília (assessoria de imprensa), André Venzon (diretor do Museu de Arte Contemporânea), Leonor Shartzmann (diretora do Memorial do Rio Grande do Sul) e o Griô Prudêncio (Coordenação da Política de Pontos de Cultura).