segunda-feira, 21 de março de 2011

ATENÇÃO: Endereço do "Diálogo Cultural" de Alegrete

Novo endereço do Encontro do "Diálogo Cultural" na Cidade de Alegrete no dia 09 de abril de 2011 (sábado - das 08 às 13h): RUA MAJOR JOÃO CEZIMBRE ZACK, 200 - CENTRO ADMINISTRATIVO MUNICIPAL.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Bento Gonçalves abre o calendário dos oito Diálogos Culturais

 

A Secretaria de Estado da Cultura realizou no sábado (12), em Bento Gonçalves o primeiro dos oito Diálogos Culturais que antecedem a Conferência Cultura para o Rio Grande Crescer, que será realizada em Santa Maria, nos dias 29 e 30 de abril.
O evento ocorreu na Fundação Casa das Artes e contou com a presença do secretário adjunto da Secretaria da Cultura, Jéferson Assunção, o coordenador da Conferência e Diretor da Cidadania Cultural, Marcelo Azevedo e comitiva, além de secretários, diretores de cultura, artistas, delegados da II Conferência e agentes da cultura, representantes dos 109 municípios da região da Serra, que foram contemplados pelo primeiro encontro dos Diálogos Culturais.
O objetivo é aproximar municípios, comunidade cultural e Estado, além de mapear perspectivas culturais, estudar possibilidades de alargamento das demandas desse setor e meios para fomentar a cultura nas cidades que integram cada encontro para que, posteriormente, essas questões sejam tratadas na Conferência.
 A agenda dos Diálogos Culturais segue no próximo sábado, a partir das 08h no Centro Municipal de Cultura de Santo Ângelo. Depois virão os de Santa Cruz do Sul, Passo Fundo, Alegrete, Cruz Alta, Porto Alegre e Pelotas.
Para demonstrar as atividades multiculturais que a cidade vem desenvolvendo, a Secretaria da Cultura de Bento Gonçalves e a Fundação Casa das Artes prepararam atrações diversificadas no evento. Ao término do encontro, foram realizadas, na parte externa da Casa das Artes, atividades do Programa Arte no Verão: Graffiti nos Tapumes II e apresentação de dança de rua. Essa última atividade antecedeu o Workshop de Dança de Rua, realizado no Auditório II.
Além dessas atividades, a Galeria a Céu Aberto marcou o encerramento do diálogo e também homenageou os 25 anos da Casa das Artes. No espaço, dez artistas plásticos de Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Gramado e Bom Jesus, realizaram trabalhos artísticos em painéis de ferro que ficarão expostos nas imediações da Casa das Artes, até a definição do local para receber a primeira Galeria a Céu Aberto de Bento Gonçalves.


Foto: Walter Carneiro

sexta-feira, 11 de março de 2011

Debate do PPA Participativo começa em Caxias do Sul

Os Seminários Regionais do Plano Plurianual Participativo (PPA) de 2012 a 2015 começam sua agenda de discussão nas regiões da Serra, Hortênsias e Campos de Cima da Serra. A primeira rodada de debate está marcada para o dia 21 de março (segunda-feira), às 18h30min, no teatro da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

A elaboração do PPA dos próximos quatro anos integra o Sistema Estadual de Participação Cidadã, por isso terá a contribuição da população e das entidades representativas. O objetivo do estado é envolver os cidadãos na construção da estratégia de desenvolvimento do estado, definindo programas e ações prioritários para o investimento dos recursos públicos.

O que é o PPA?
O Plano Plurianual Participativo (PPA) é um grande plano de governo que orienta a elaboração e a execução das políticas públicas para tratar do desenvolvimento econômico e social do Rio Grande do Sul. Ele também define a orientação estratégica do governo, as prioridades e as metas concensualizadas com a sociedade para um período de quatro anos.
Para o calendário de atividades dos Seminários Regionais do PPA estão previstos nove encontros nas principais regiões do estado do Rio Grande do Sul:

21/03 - Caxias do Sul
26/03 - Rio Grande
02/04 - Osório
09/04 - Santa Cruz do Sul
16/04 - Santana do Livramento
30/04 - Santa Maria
07/05 - Santa Rosa
14/05 - Passo Fundo
21/05 - Canoas

A promoção dos Seminários Regionais do PPA é da Secretaria do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã com o apoio da Secretaria Executiva do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, Gabinete dos Prefeitos e Gabinete do Vice-Governador.

SEDAC prepara Diálogos Culturais para a Conferência Cultura para o Rio Grande Crescer

Com o Encontro Preparatório para os Diálogos Culturais realizado sexta-feira(04), na Casa de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre, as equipes da Secretaria de Estado da Cultura encerraram a primeira etapa do processo dos encaminhamentos para a Conferência Cultura para o Rio Grande Crescer.

Foram realizados oito Encontros Preparatórios que revelaram uma radiografia das manifestações culturais do Rio Grande do Sul, em mais de dois mil quilômetros percorridos pela Diretoria da Cidadania Cultural da Secretaria. Nessa preparação foi estabelecido um processo de escuta das demandas das comunidades culturais dos municípios. O trabalho foi numa perspectiva de aproximar o Estado das propostas da sociedade. Para promover os encontros nos municípios, a SEDAC cumpriu o mapeamento que leva em conta as associações municipais que organizam o pensamento da cultura do estado.

No encerramento dos trabalhos, na Casa de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre, foi feita uma exposição das metas de mobilização para os Diálogos Culturais. O diretor da Cidadania Cultural da SEDAC, Marcelo Azevedo, explica: “Os encontros têm como objetivo aproximar a estrutura da SEDAC às demandas da II Conferência, - potencializar a mobilização para os Diálogos Culturais, que vão nortear a Conferência Cultura para o Rio Grande Crescer como a criação dos Colegiados Setoriais, a criação de Planos Setoriais, tendo em vista a implementação do Sistema Estadual da Cultura”, finaliza. A Conferência ocorre nos dias 29 e 30 de Abril em Santa Maria.

As plenárias dos Encontros Preparatórios definiram o calendário dos Diálogos Culturais, como segue:

1. Bento Gonçalves 12/03/2011 das 8h às 13h = Fundação Casa das Artes - Rua Herny Hugo Dreher, nº 127, Planalto.
2. Santo Ângelo 19/03/2011 das 8h às 13h = Centro Municipal de Cultura - Rua 3 de Outubro, nº 800, Centro.
3. Santa Cruz 26/03/2011 das 8h às 13h = Auditório do Colégio São Luís - Rua Mar. Floriano Peixoto, nº 719, Centro.
4. Passo Fundo 02/04/2011 das 8h às 13h = Câmara de Vereadores de Passo Fundo - Rua Dr. João Freitas, nº 75, Centro.
5. Alegrete 09/04/2011 das 8h às 13h = Centro Administrativo Municipal - Rua Major João Cezimbre Zack, 200 Cidade Alta - Alegrete.
6. Cruz Alta 16/04/2011 das 8h às 13h =Casa de Cultura Justino Martins - Av. Gen. Osório 1415, Centro de Cruz Alta.
7. Porto Alegre 20/04/2011 das 8h às 13h = Salão de Atos da UFRGS - Av. Paulo Gama, nº 110, Térreo, Centro de POA
8. Pelotas 23/04/2011 das 8h às 13h = Câmara Municipal de Vereadores de Pelotas - Rua XV de Novembro, nº 207, Centro.

Fonte: http://www.cultura.rs.gov.br/